Como Deixar o Passado para Trás?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Paula Nakane

Como Deixar o Passado para Trás?

Já se viu presa(o) a uma situação ou pessoa e você não consegue se desvencilhar?

Quando você passa por situações traumáticas e/ou pessoas que te feriram de alguma forma, você pode guardar sentimentos ruins consigo.

E ao sentir na pele os efeitos desses sentimentos ruins, você pode não saber como solucionar, assim como eu me senti em um período da minha vida. Vou te contar um trecho e o que fiz para conseguir deixar isso no passado.

Voltando no tempo, estamos no primeiro semestre do ano de 2012.

Nessa época, um relacionamento amoroso em que eu estava, chegou ao fim. E aconteceu que eu fiquei mal. A ansiedade, a tristeza, o medo de ficar só, a angústia, e mais tarde, a raiva e a irritação, vieram me fazer umas visitas.

Todas as vezes que eu passei por algum término, o que me ajudou a lidar com aquele turbilhão de emoções, foi passar um tempo sozinha, tendo o meu momento. Então, eu saía para caminhar e sempre acabava parando em uma livraria da qual eu gosto muito.

Ao chegar na livraria, como um ímã, eu sempre era atraída para o setor de auto-ajuda. Desde nova já apreciava assuntos relacionados.

Nesse dia, encontrei um livro muito especial, e o que mais me chamou a atenção foi o próprio título: “Você Pode Curar Sua Vida”, da Louise L. Hay. Lembro que quando bati os olhos neles, a sensação que tive foi como se eu tivesse ido à livraria apenas para comprá-lo.

Esse é o meu livro ❤. Se você for procurá-lo na internet, tem outras edições dele com capas diferentes. Essa é a versão ilustrada. Para saber mais, acesse a nossa livraria aqui 🙂

Então, peguei o livro, comecei a folheá-lo e logo estava lendo algumas partes dele – e me acomodei em uma das poltronas da livraria – . Lembro que passei algum tempo ali na companhia dele. E pensei algo como: “Era disso que eu precisava!”

Ao ler o livro, as partes que meu coração estava sedento por uma solução, eram os que falassem de relacionamentos e como deixar o passado para trás, porque eu estava com dificuldade de cessar os meus pensamentos e sentimentos relacionados à pessoa com quem me relacionei, queria parar de alimentar esperanças e deixar o passado onde ele deveria ficar.

Encontrei uma passagem do livro em que a autora diz que, para que possamos nos libertar do passado, devemos estar dispostas (os) a fazer isso.

E ainda, Louise diz:

“O passado é passado. Não podemos mudá-lo no presente. Todavia, podemos modificar nossos pensamentos sobre o passado. Como é tolo nos punir no presente porque alguém nos magoou no passado distante.” (Louise L. Hay)

Assim, para que consigamos deixar no passado o que nos aborreceu , devemos ser capazes de perdoar. E talvez, assim como eu, você pense que “perdoar” tenha relação com “desculpar” alguém, uma situação ou comportamento.

“Perdoar significa soltar, desistir. É só deixar a coisa toda ir embora.” (Louise L. Hay)

Para você se libertar do passado, Louise ensina uma afirmação que para mim, foi muito libertadora, como ela mesma diz ser. É a seguinte:

AFIRMAÇÃO: “Eu o perdoo por não ser como eu queria que você fosse. Eu o perdôo e o liberto.”

No livro não menciona por quanto tempo fazer ou quantas vezes repetir.

Na época, eu me lembro de ter feito dessas duas formas abaixo, que podem te ajudar, ou, você pode encontrar a sua própria maneira de fazer (:

I. Afirmei mentalmente, quase que o tempo todo, porque quando eu menos esperava, a minha mente trazia a pessoa indesejada. E então, eu afirmava fervorosamente, até me sentir melhor e parecia que a pessoa já estava bem mais distante de mim, o que me dava uma sensação de paz e equilíbrio;

II. Quando era possível, afirmei em voz alta com bastante força, liberando aqueles sentimentos que me faziam mal, me libertando daquilo tudo.

E ao fazer a afirmação, sempre visualizava a pessoa na minha frente, como se eu estivesse dizendo isso pra ela.

Fui fazendo dessa maneira, sempre que as memórias vinham ou quando eu sentia algo em relação a pessoa, até que uma hora, ao me lembrar que a pessoa existia, eu não sentia mais nada. Logo, eu sabia que tinha conseguido me libertar!

Então, lembre-se que esse exercício é feito para que você se sinta bem. Afinal, quando você não é capaz de perdoar, quem sofre é quem não perdoa, porque a outra pessoa muito provavelmente nem se lembra mais de você.

E também, agradeça do fundo do seu coração por essa (s) pessoa (s) ou acontecimento (s) ter entrado em sua vida, pois eles foram seus mestres. “Todas as pessoas consideras chatas (complementando com minhas palavras: as chatas e todas as outras que entram em nossa vida, mesmo que por um período curto de tempo) se transformarão em seus mestres. A realidade é uma interpretação. Se você escolher interpretá-la por esse novo ângulo, terá muitos mestres à sua volta e muitas oportunidades para evoluir.” (Deepak Chopra – passagem do livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso).

E para terminar, eu trouxe uma frase do Padre Fabio de Melo:

“Temos o hábito de dar muita atenção aos que nos traíram, ofenderam, nos fizeram sofrer. Damos a eles um lugar de honra em nossa memória. Só o perdão pode nos fazer reverter esse costume. Perdoar é aplicar a lógica de um novo entendimento. Só merece ser lembrado quem nos fez bem.”
(Padre Fábio de Melo)

Liberte-se e fique em paz total consigo mesma(o)! ❤

Espero ter te ajudado! E até a próxima! : )

Um abraço

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Content is protected !!