[Autoconhecimento] O que é e Como Começar: 3 passos Matadores para se Conhecer Melhor

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Paula Nakane

[Autoconhecimento] O que é e Como Começar: 3 passos Matadores para se Conhecer Melhor

Aprenda agora o que de fato funciona para você começar a sua jornada no autoconhecimento!

Hoje o autoconhecimento é a minha grande aliada e a melhor ferramenta que anda junto comigo para viver uma vida muito melhor!

Autoconhecimento: o que é?

O autoconhecimento se relaciona aos conhecimentos que se adquire a respeito de si mesmo, ou seja, ir em busca das suas inquietações, saber do que você gosta e também das coisas de que não gosta.

Conhecer quais as suas qualidades e fragilidades (e procurar sempre formas de melhorar esses pontos em você), saber das coisas que te movem e de tudo aquilo que realmente faz sentido para você na sua vida.

Vamos supor que você é nova no mundo do autoconhecimento e não sai da sua cabeça a seguinte questão: “como eu começo a conhecer a mim mesma?”. Essa foi a mesma pergunta que eu fiz para mim quando percebi que estava faltando algo no meu “mercado interno”.

Agora eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar muito a começar a se conhecer melhor 🙂

Os 3 Passos Matadores para Você se Conhecer Melhor

1 – Pratique a Gratidão Diariamente

Para isso, você pode começar adotando a “Lista de Gratidão” e escrever no papel todos os dias, as coisas pelas quais você é grata da seguinte maneira:

  • separe um caderno/bloco de anotações ou folhas de papel;
  • comece escrevendo 10 coisas pelas quais você é grata na vida;
Meu bloco de anotações que adotei para escrever minha Lista de Gratidão ( :

*obs: tente se lembrar sempre dos “pequenos grandes” detalhes que fazem toda a diferença na sua vida, e que com frequência você acaba nem lembrando que existem.

Como por exemplo:

  • Agradeço por ter o corpo forte, cheio de saúde;
  • Gratidão pelos meus braços, mãos, dedos, pernas e pés;
  • Estou muito feliz e grata(o) por ter um estômago que funciona perfeitamente;
  • Agradeço por ser capaz de enxergar perfeitamente;
  • Gratidão por ter um teto para me abrigar todos os dias;
  • Estou feliz e grata(o) por ter uma cama para descansar todos os dias;
  • Agradeço por ter água corrente que me possibilita tomar um belo de um banho todos os dias;
  • Estou muito feliz e grata(o) pelo alimento diário que nutre o meu corpo.

De acordo com a sua disponibilidade você pode aumentar gradativamente a quantidade de itens que vai escrever diariamente.

Agora, talvez você esteja se perguntando:
“E como é que ao agradecer diariamente vou me conhecer melhor?”

Ao fazer isso todos os dias, você perceberá que se tornará mais consciente de si mesma e dos pequenos acontecimentos ao seu redor, entrando em contato com a realidade como ela é e percebendo melhor seus sentimentos e pensamentos. 

2 – Torne-se um Radar de Si Mesma

Com a prática anterior você estará mais atenta aos detalhes da vida e mais consciente de si mesma e consequentemente, prestará mais atenção aos seus pensamentos e sentimentos .

Então, monitore tudo o que vem à mente, o que sente e o que você fala, identificando se foram pensamentos bons ou ruins, que sentimentos surgiram em determinada situação e se “sem querer” palavras saírem da sua boca sem antes pensar direito, analise o motivo de isso ter acontecido.

3 – Questione-se

Agora que você está habituada a monitorar a si mesma, questione-se sempre acerca do porquê teve tais pensamentos e sentimentos.

Quando você consegue perceber e entender o que se passa com o seu interior você é capaz de lidar muito melhor consigo mesma e com as circunstâncias do mundo externo.

Às vezes podemos ter determinadas ações que nem sequer nos damos conta da razão que nos levou a fazer aquilo. 

Vou te contar um exemplo disso: outro dia eu estava na cozinha de manhã cedinho e uma das torneiras da pia precisa ser fechada com um pouco mais de força. Eu já sabia dessa informação, e mesmo assim, quando estava passando por ela e a água pingou, eu me irritei, dizendo: “ai! como essa torneira pinga!”. 

Dentro de alguns segundos, fui capaz de perceber o que tinha acabado de falar e sentir, e disse para mim mesma: “De manhã cedinho, por que é que eu já tô me irritando?”. E então eu refleti e cheguei a conclusão que não tinha motivo algum para eu me irritar.

E se você quiser ver mais detalhes sobre esse assunto, e me acompanhar mais de perto na minha jornada de autodesenvolvimento, assista o vídeo abaixo e inscreva-se no meu canal no YouTube!

Agora é com você! Arregace as mangas e mãos à obra! ( :

Até o próximo post!

Tchau! : D

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Content is protected !!